Igreja de Santa Maria de Bouro em obras de remodelação até ao mês de Junho

Primeiras arrancam em Janeiro e dizem respeito à construção de um Centro Interpretativo na antiga Casa do Padre, à reparação do telhado e à pintura exterior. Investimento nesta fase é da ordem dos 1,5 milhões de euros.

A Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Bouro vai estar em obras até ao fim do mês de Junho do próximo ano. Os trabalhos vão começar em Janeiro.

O contrato para a realização dos trabalhos foi assinado ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e pelo representante da empresa.

A intervenção diz respeito à primeira fase da candidatura ao programa de financiamento ‘Portugal 2020’.

“A candidatura foi dividida em duas fases. Nesta primeira fase vai ser criado o Centro Interpretativo, e ai ser feita a remodelação do telhado e a pintura exterior. Depois, na segunda fase, será feita a pintura e o restauro do interior do mosteiro”, anunciou o autarca amarense.

No total das duas fases de intervenção serão investidos cerca de 2,3 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões correspondem à primeira fase dos trabalhos. O município de Amares comparticipa os trabalhos da primeira fase com cerca de 750 mil euros.

A segunda fase das obras vai ser alvo de uma candidatura a apresentar ao programa ‘Portugal 2030’.
Manuel Moreira lembrou que o processo de recuperação da igreja começou a ser elaborado em 2016, pelo arquitecto Souto Moura, mas a candidatura só seria aprovada em 2019, pelo valor de dois milhões de euros. O concurso público foi lançado em 2022, depois de um primeiro concurso feito em 2021 ter sido anulado por motivos processuais.

Manuel Moreira lembrou à empresa responsável pela empreitada, que a primeira fase da obra tem de estar concluída em Julho de 2023. Caso contrário, a autarquia terá de devolver um milhão de euros à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O autarca amarense espera que a recuperação da Igreja de Santa Maria de Bouro possa contribuir para a criação de um roteiro turístico-cultural do concelho de Amares.